A Secretaria da Fazenda - SEFAZ tem por finalidade gerir as receitas e despesas do Município de Camaçari, por meio da coordenação, planejamento, promoção e fiscalização das políticas relativas as áreas, fiscal, tributária e financeira, a fim de desenvolver ações capazes de promover a eficiência da arrecadação municipal, bem como a otimização de receitas, promovendo o equilíbrio das contas públicas, fiscalizando o recolhimento dos tributos e a aplicação dos recursos, com as seguintes áreas de competência:
I. gestão da política tributária;
II. gestão da disponibilidade de recursos financeiros;
III. gestão do atendimento fiscal ao contribuinte;
IV. gestão da dívida ativa;
V. gestão da dívida fundada;
VI. administração e fiscalização da arrecadação de tributos e preços públicos;
VII. captação de recursos financeiros para projetos e iniciativas governamentais;
VIII. fiscalização da aplicação do código tributário municipal;
IX. julgamento administrativo de processos fiscais.
X. manutenção do cadastro tributário municipal;
I. Órgãos Colegiados:
a. Conselho Municipal de Contribuintes – CMC.
b. Junta de Julgamento.
II. Órgãos da Administração Direta:
a. Gabinete – GAB.
b. Assessoria Técnica – ASTEC:
– Núcleo de Tecnologia da Informação Fazendária – NTIF.
c. Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Finanças – CPLAN.
d. Diretoria do Tesouro Municipal – DTM:
1.Coordenadoria de Finanças - CFI
2.Coordenadoria de Captação de Recursos e Operações Financeiras – CCROF
e. Diretoria da Receita Municipal – DRM:
1.Coordenadoria de Tributação – CTRIB
2.Coordenadoria de Fiscalização – CFIS
3.Coordenadoria da Dívida Ativa – CDAT
4.Coordenadoria de Informações Fiscais – CINF