Abertura de Processo Administrativo - gedAdministrativo - On-Line

VIRTUALIZAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Nesta primeira fase, a partir de 01/06/2017, a Secretaria da Fazenda estará virtualizando os seguintes processos administrativos que estão relacionados com a JUCEB - REDE SIM:

Abertura de estabelecimento
Atualização de cadastro mobiliário (ME, MEI, EPP, OUTRAS)
Alteração da razão social no cadastro mobiliário
Alterção de atividade econômica
Alteração de endereço do estabelecimento
Baixa de estabelecimento no cadastro mobiliário
Alteração de capital social no cadastro mobiliário
Alteração da participação societária no cadastro mobiliário

 

 


 

MANUAIS DE USUÁRIOS

CONTRIBUINTE

 

VIDEOS AULA

CONTRIBUINTE - Processo COM Viabilidade JUCEB

CONTRIBUINTE - Processo SEM Viabilidade JUCEB

 

 

Dúvidas? Para maiores esclarecimentos entre em contato com o CALL CENTER da Sefaz.

 

A central de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através dos telefones 3621-6913, 3621-6965 e o 0800 280 6965.

 

 

 

PROJETO GED CAMAÇARI

Procedimentos sistêmicos para automação de fluxos de trabalho, visando trazer maior produtividade, agilidade e flexibilidade aos processos administrativos.

GED - CAMAÇARI

GED-CAMAÇARI é a mais completa ferramenta de gestão integrada voltada para a área administrativa governamental com ênfase na tramitação de documentos e processos, sejam eles físicos ou virtuais, utilizando uma abordagem inovadora de um “workflow” colaborativo, o projeto esta sendo realizado em parceria com a empresa LINKCON..

GED - Gestão Eletrônica de Documentos

É uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos.

Workflow

O workflow, ou fluxo de trabalho, é definido como movimento e processamento organizado da informação para o desempenho de funções administrativas. É a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos administrativos, de acordo com um conjunto de regras definidas.

BENEFÍCIOS

  • Padronização de procedimentos.

  • Maior segurança.

  • Melhor atendimento ao cidadão.

  • Redução de espaço físico.

  • Redução de custos financeiros / ambientais.

  • Aumento de produtividade.

VANTAGENS

  • Absoluto controle dos processos de negócio.

  • Diminuição no tempo de tramitação dos documentos.

  • Eliminação dos riscos de extravios de documentos.

  • Possibilidade de um mesmo documento ser examinado, simultaneamente, por várias pessoas e até mesmo diversos departamentos.

  • Diminuição dos custos operacionais.

  • Aumento da produtividade.

 

GED - Gestão Eletrônica de Documentos

 

Recursos do GED

Controle de processos físicos

  • Acompanhamento dos processos e documentos administrativos que tramitam ainda em meio físico por algum impedimento jurídico.

  • Mesmo nesses casos, o livro de protocolo passa a ser extinto, pois o próprio sistema gera recibo de recebimento.

Documentos virtuais (virtualização)

Implementa documentos e processos eletrônicos, de existência unicamente digital, que podem tramitar virtualmente na instituição, de modo ágil e seguro.

Acessibilidade com segurança

  • Pode ser utilizado de forma segura a partir de qualquer ponto com acesso à Internet, expandindo assim os conceitos de virtualização e independência de localização.

  • Apenas as pessoas autorizadas por senha individual podem ter acesso ao conteúdo do processo, documento.

  • Toda e qualquer intervenção em um processo, documento fica registrado no sistema identificando o usuário, a data e a hora do acesso.

  • Mais de um usuário ao mesmo tempo pode CONSULTAR um processo / documento.

Certificação Digital

  • A certificação digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na Internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente.

  • O objetivo é atribuir um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a identificação inequívoca das partes envolvidas, bem como a integridade e a confidencialidade dos documentos e dados da transação.

Entrega online de processos e documentos

Tramitações que demoram dias para se concretizarem, pois dependem do envio dos documentos através de malote ou transporte institucional para órgãos fisicamente distantes, passam a se realizar em minutos, a critério das partes envolvidas.

Apensamento de processos

Processos podem ser apensados a outros e assim serem movimentados e trabalhados em conjunto enquanto for necessário e útil para a organização.

Alarmes por e-mail e SMS

O sistema oferece comunicação automática através de e-mails. Esta funcionalidade permite que avisos urgentes sejam transmitidos aos responsáveis, tais como: sinalizações de documentos a serem assinados, expedição de portarias, dentre outros.

Digitalização Automática

Os documentos vão do scanner diretamente para o sistema com apenas um clique. Praticamente não existe intervençãomanualminimizandoapossibilidade de erros e aumentando a produtividade.

Flexibilidade de Consulta

O sistema dispõe de um construtor que possibilita uma quantidade inestimável de formas de pesquisa, através da combinação extremamente flexível dos mais variados filtros definíveis pelo próprio usuário.

Redução de Custos

Observa-se uma gradual redução de custos com relação a materiais de consumo e serviços, conforme se implementa a virtualização de processos e documentos: capa de processo, papel para impressão, tinta de impressora, tarifas de malote, gastos com transporte.

 

Melhorias no sistema que foi adquirido

Durante o mapeamento, desenho e melhoramento dos processos em BMPN pertencentes à SEFAZ de Camaçari, foi identificada a necessidade de que o Sistema GED adquirido, se comportasse não só como um sistema de gestão eletrônico de documentos administrativos internos, mas como um sistema integrador com os seguintes sistemas relacionados abaixo, quais sejam:

 

  • Sistema REGIN (Junta Comercial da Bahia/JUCEB – órgão externo);

  • Sistema Tributário - CPQD (Pertencente à SEFAZ e em processo de repasse tecnológico);

  • Sistema de Protocolo Municipal.

 

Foi identificado ainda, a necessidade de dividir o sistema GED em dois módulos: Módulo REDESIM e o Módulo Administrativo. Para que o GED pudesse absorver todas as particularidades dos processos pertencentes a REDESIM, principalmente por se tratar de processos que nascem de forma digital em um ambiente externo, mais precisamente da JUCEB através do sistema REGIN (emissão da Viabilidade), deu-se início a construção do Módulo REDESIM, o qual teria prioridade de implantação no município.

Todos os levantamentos e customizações foram desenvolvidas em sintonia com a Assessoria Técnica - ASTEC da SEFAZ de Camaçari e suas coordenações, em especial a CAM (Central de Atendimento Municipal), CCM (Coordenação de Cadastro Mobiliário), CCI (Coordenação de Cadastro Imobiliário), bem como da CVS (Coordenação de Vigilância Sanitária – SESAU), COF (Coordenação de Fiscalização), GELAP (Gerencia de Licenciamento de Atividades, Publicidade e Eventos) e CMA (Coordenação de Meio Ambiente). As três últimas, pertencentes a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo – SEDUR de Camaçari. Que juntaram forças, com a finalidade de criar um GED – Módulo REDESIM, onde o contribuinte tivesse total controle de seus processos de forma 100% digital.

Principal Secretaria
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Call Center 0800 280 6965 / Demais Localidades 71 3621 6965
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